O MELHOR CLIENTE É AQUELE QUE VOCÊ JÁ TEM

Postado em 17/04/2020

Estamos vivendo uma das maiores pandemias mundial, que afeta não só nossa saúde física, como nossa saúde emocional e também financeira. Cada um de nós está vivendo o seu “covid moment”, seja ele bem avantajado por um bom fluxo de caixa que lhe permita passar ileso a esse momento. Seja ele menos avantajado, vamos dizer assim. Se a segunda opção for a sua, leia esse artigo até o final.

Covid-19 veio pra nos ensinar muitas coisas, inclusive para o meio empresarial. Muitas das quais até já sabíamos, mas agora, na marra, vamos ter de botar em prática. É pegar ou largar.

Uma delas é a velha máxima de que é melhor ter um pássaro na mão, do que dois voando. Em alguns casos, muitos clientes já devem ter voado, mas aqueles que ainda estão na sua mão, merecem um cuidado especial neste momento.

Em virtude da caça frenética por novos clientes, muitas vezes pode acabar caindo no esquecimento, o quanto esse cliente que você tem hoje foi suado de conquistar e agora não está recebendo a devida atenção que merece…

Você anda tão preocupado em criar algo novo em meio ao caos, que em alguns momentos pode estar deixando a desejar para aquele cliente que lhe é fiel há tanto tempo, e que agora é quem está mantendo o seu negócio de pé em meio à crise.

Assim como nós, que antes de qualquer papel que ocupamos na sociedade, somos seres humanos e estamos suscetíveis às emoções, nossos clientes também são. Nossos clientes também estão preocupados, ansiosos e frágeis com as suas questões pessoais e profissionais. Nossos clientes também são clientes de outras empresas e de outros segmentos, e terão de fazer escolhas de onde investir o seu dinheiro. Se você se dedicar um pouquinho em fazer um agrado especial aos seus clientes agora, certamente sairá na frente depois que essa nuvem negra passar.

Se agora é a hora de se reinventar? Claro. Isso está mais do que evidente, e quem não fizer isso pode dar tchau logo, logo. Independente do segmento. Mas agora também é a hora de voltar a fazer um bom feijão com arroz, mesmo que ele seja entregue via delivery. Afinal o que nos restará pós crise, se não as relações que construímos, e que, mais importante que isso, que conseguimos manter durante a crise?

Não é mais sobre vender, é sobre estar perto do cliente. É sobre estar disponível. É sobre estar interessado. De verdade. Não apenas cumprindo um protocolo de boas maneiras.

Não é mais só sobre vender, é sobre gerar uma experiência de compra positiva para o seu cliente. Seja ela física ou online. Aliás, no online existe um mar de oportunidades, onde, certamente, em alguma delas o seu negócio pode se encaixar.

A transformação digital chegou de ‘carona com o corona’ e tá todo mundo alvoroçado baixando pdfs e fazendo cursos online. E isso tudo é muito bom. Mas antes de fazer algo novo, que tal oferecer o mesmo produto/serviço, mas de uma forma diferente ao seu velho e bom cliente de longa data? Aposto que ele vai adorar ser surpreendido e ficar sabendo de qualquer novidade, em primeira mão.

E não esqueça, o melhor cliente continua sendo o cliente que você já tem.

Não permita que o corona vírus venha infectar a sua relação com ele.

Talvez você não tenha uma segunda chance.

Por: Tainá Bücker, Relações Públicas.

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